Quantcast
Channel: O PORTAL DO INFINITO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 339

SOLIDÃO, COMO APRENDER A CONVIVER COM ELA?

$
0
0




Por David da Costa Coelho

Vivemos numa época em que o numero de pessoas vivas supera a todas as que já existiram no planeta. Estamos conectados 24 horas através de internet, telefone e demais mídias eletrônicas, mas ainda assim de certa forma, estamos sozinhos. Apesar de termos relacionamentos com pessoas, no que tange a diversão, amizades, comunicação e atrativos físicos interessantes como sexo, beleza, ou boa companhia, muitos continuam sós porque quando se tem uma mente inquieta e desafiante, as coisas que aquecem os reles mortais, nem de longe é capaz de nos fazer obter aquilo que queremos.

A solidão tem inúmeras faces, dentre elas, a mais dolorosa é aquela em que temos ao lado de uma pessoa que deveria nos completar, um sonho impossível por que a tese de que precisamos de outra parte de nós, vagando por aí como alma gêmea, parceiro infinito, ou qualquer conto de fadas contemporâneo, é apenas isso. Sendo assim. Como suportar a solidão? Ela machuca mais que uma faca enfiada no seu corpo, sendo retorcida de um lado para o outro, por uma mão invisível. A literatura nos dá exemplo de grandes nomes que sofreram com a solidão, foram solitários por anos, mas deram a volta por cima. O mais famoso deles foi [1]Robinson Crusoe, em seu livro, escrito há quase 300 anos, há inúmeras falas de dor e superação pessoal até dá maior delas, pois nenhuma dor dura para sempre, a não ser que desejemos ou não busquemos ajuda. Contudo, por mais que existam pessoas que superam, a outras que necessitem de auxilio para conseguir encontrar seu próprio caminho, e um auxilio terapêutico se faz necessário.

Há diversos tipos de profissionais neste sentido, mas a pessoa que se encontra nesse estagio não precisam de uma conversa de uma hora, com retorno na próxima semana, e nem caixas de remédios indicadas por psiquiatras e a indústria de [2]crimes que participam, voluntariamente ou involuntária; necessitam é de um terapeuta pessoal, aquela pessoa que possa ouvi-las em suas angustias e conflitos que o levaram aquele estágio pelo tempo que se fizer necessário na primeira vez, para poder perceber que por mais que a solidão o devaste, ainda assim não esta sozinho. E ao longo do tempo, um acompanhamento baseado não apenas no viés distante da pessoa em si, coisa comum entre psicólogos que se prendem as palavras de Freud e seu afastamento da pessoa, ou demais correntes de seus predecessores.

Seres humanos precisam não só que lhes ouçam e deem conselhos nos momentos que mais necessitam, mas sim que o profissional em questão também o respeite e nutra sentimentos de afeto por ele como ser humano, necessitando de carinho e amizade sincera. Hoje a neurociência não só corrobora tal coisa, como descobriu que as emoções humanas são responsáveis por ser bem sucedido numa determinada coisa ou não, dentre elas a cura pessoal dessa doença da mente e convivência. Dentro de uma sala de aula, o professor é obrigado a seguir uma grade curricular fechada e sem graça, e os alunos veem aquilo como uma tortura inútil da maioria das coisas que somos obrigados a lhes empurrar...

Como resolver isso? Sendo amoroso com eles, já dizia o maior educador brasileiro, Paulo Freire; ouvindo suas reclamações, e percebendo também naquele grupo, aquela criança que é um transtorno em sala de aula, que se for acompanhada pela terapeuta ou pedagoga da escola, se descobre que ela tem claros problemas em casa, e usa a escola como local de socorro ao se comportar daquela forma. Uma vez atendida e descoberta a razão de seu problema familiar, ela se torna a criança que irá estudar, crescer e ser um cidadão exemplar no futuro. Crianças não odeiam a escola, e sim o sistema que as massacra e quando seu professor lhes dá a sensação de que são especiais, as elogiam e punem seus erros no aprendizado com mais apoio e carinho, no final do ano eles terão cumprido a meta e terão por seu professor uma lembrança para o resto da vida.

Todos nos somos crianças, apesar de nos tornarmos adultos e velhos, ela ainda se encontra em nosso interior. E numa sessão de terapia com alguém que sofre de solidão, o que ela mais quer é ser resgatada e voltar a ser feliz, se divertindo, amando planejando o futuro. Não poso dizer como você deve conduzir sua solidão, apenas dizer que pode sair disso por sua própria força interior, ou com um [3]profissional que lhe veja como alguém mais do que um produto carente no sistema capitalista, frio e desumano...




           [1] Robinson Crusoe é um romance escrito por Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719 Reino Unido. Epistolar, confessional e didático em seu tom, a obra é a autobiografia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad, encontrando canibais, cativos e revoltosos antes de ser resgatado.

[2] Psiquiatria: Uma Indústria da Morte (Leg. Pt- Pt)

[3] Atendimento terapêutico Online. Direcionado para autoconhecimento e solução de conflitos físicos e emocionais, ou de relacionamentos afetivos em qualquer aspecto.  O Atendimento Online agendado, pelo numero de horas que o cliente necessita... Numa primeira conversa, diferente da psicologia ou psiquiatria, pode se estender de 60 minutos ou mais, nas demais sessões, o mesmo acaba definindo sua duração. É pontual, seguro e com objetivos específicos. Os valores cobrados são menores porque o cliente esta no conforto e segurança de seu lar, e o terapeuta não possui outras despesas além daquelas referentes à sua estrutura, o que lhe permite um preço justo e acessível, 50 reais a hora. Será pago via debito em conta corrente, na conta indicada... 113336-5 agencia 543 banco Bradesco
Quem sou eu: David da Costa Coelho. Escritor; Professor de História, Terapeuta Reencarnacionista.
Paginas na internet:
.
.
.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 339