.
POR DAVID DA COSTA COELHO
.
A maioria das pessoas sem acesso a informação fora do mundinho oficial das tevês abertas, estações de radio, jornais e revistas, em sua totalidade desconhece que estas mídias pertencem a famílias oligárquicas como as que comandam o polo televisivo brasileiro e os meios de comunicação descritos acima. E como tal, eles não estão nem aí para o que representa o 4º poder, ou seja, fiscalizar as três esferas de governo que constituem a nossa ‘democracia’, ou no ditame de um ex-espião da CIA, Corpotocracia; o que seria em resumo as elites mundiais e nacionais manipulando esse povo sem informação de verdade para os vis interesses em manter um sistema em que as pessoas leigas são enganadas, furtadas, assassinadas e em ultima análise, exterminadas por algum desígnio destes membros da Cosa Nostra global.
Eles fazem isso através de corporações, àquelas empresas nascidas no final do século XVIII nas nações capitalistas do 1º mundo, e hoje se tornaram tão grandes que não mais dependem do povo e governantes, na realidade bancam as campanhas dos políticos em qualquer lugar do mundo, para que estes ao chegarem ao poder lhes privilegia em suas áreas de atuação e sirvam aos propósitos não mais dos cidadãos e sim dos oligopólios mundiais.
E quando estes mesmos políticos e seus apaniguados deixam os governos onde concediam informações privilegiadas e favores a seus financiadores, ao final o destino deles é ocupar uma vaga nas corporações em algum cargo que lhes permita esse conluio com quem esta no poder, ou para o retorno em tempo certo. E isso no jargão do sistema é conhecido como portas giratórias, pois as pessoas deste feudo governo X público estão sempre ligadas com as redes do sistema descrito.
Há inúmeras provas dessa manipulação, desde documentários como A CORPORAÇÃO, A HISTÓRIA DAS COISAS, OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, ZEITGEIST... Isso sem falar os mais densos como THRIVE (Prosperar...), a lista é imensa, e uma busca do internauta nesse mundo da contra informação ‘oficial’ lhe mostrara o quanto canalhas são aquelas pessoas que infelizmente nos lideram e ainda somos obrigados a votar.
Mas a internet tem seus cavaleiros solitários em sua luta ensandecida para acabar com essa rede de pilantras, pois chama-los de outra coisa não me parece correto. Pessoas comuns em vários lugares do mundo nos revelam dia a dia o que somos forçados pelas teias das corporações e políticos vampiros do sistema podre, auxiliados por outros menores nesse nicho de canalhas a mentir, enganar ludibriar e lucrar; ao nos fazer crer através de propagandas vinculadas nas mídias acima que a coisa é maravilhosa, fantástica extraordinária.
Um desses paladinos é o que se denomina‘Otario’, sendo este o seu chamariz do canal no you tube – massacrado por quem ele denuncia, obrigando a pagina da net a retirar os vídeos, mas na net isso é como enxugar gelo – e nela ele mostra de forma nua e crua – e às vezes um tanto chula com palavrões - o quanto somos roubados sem a arma na mão, o que se qualificaria apenas como furto. Eu digo roubo porque a arma em questão é o poder dos veículos massivos de que dispõem para ludibriar o consumidor. De carros carroças que custam 200% a mais para o consumidor brasileiro, do que o exportado pelas fabricas do Brasil para outros países, onde se compra um veiculo completo – feito aqui - com todos os acessórios e um motor potente pela metade do preço que nós, os ‘otários’ pagamos e não levamos. E ele não se prende só aos carros, mas de forma geral a todas as empresas que vendem e prestam serviços que são verdadeiros lixos, e extremamente caros evidentemente.
Em se tratando de reclamações ele nos deu um vislumbre do que sofremos nas mãos das telefônicas e internet, alimentos e tantas outras imundices corporativas do dia a dia, bancos, biscoitos... A lista de coisas que o ‘Otário’ mostrou e ainda esta mostrando dá para ele chegar aos 100 anos de idade e ainda não terminaria.
Mas vejamos o que diz a lei pelo qual as agencias reguladoras e o que o governo deveria fazer para proteger a nós, ‘ otários’, o elo fraco da cadeia de consumo: "O Código de Defesa do Consumidor visa punir o comerciante que habitual e dolosamente faz afirmação falsa, vende ou emite informação errônea sobre os seus produtos visando aumentar seus lucros, em detrimento e ocasionando prejuízos evidentes para o consumidor." (Des. Vaz de Mello, DJ 10/09/1998)
Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva:
Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
.
A lei é clara, mas ela não funciona sozinha, se informe, cobre e divulgue, só muda uma realidade nefasta àquele que se mexe e se importa.