Por David da Costa Coelho
.
Ao longo de gerações, muitos escritores se viram perseguidos por religiões, governos, ou mesmo pessoas de sua época, não capacitadas a compreender as mudanças que se avizinhavam, e que fatalmente os tiraria de seu confortável mundo imaginário imutável. E os que não se ativeram a um pseudônimo, mesmo com ideias que literalmente varreram o mundo daquelas pessoas conservadoras pagaram um preço muito alto por serem estigmatizados pela mídia e religiões...
Dentre os mais famosos deste período que desafiaram a lógica religiosa, não há como não citar Charles Robert Darwin, coube a ele explicar na época vitoriana que vida não havia surgido no estalar dos dedos do deus genocida javé, e este era naturalmente motivo para ser levado a inquisição, a sua sorte estava em não haver ali umaigreja católica do século XVI toda poderosa, e sim a anglicana, criada por Henrique VIII, mas a influencia da religião anda assim se sentiria com mão pesada na vida do cientista, pai do evolucionismo.
Nem mesmo o pai do espiritismo moderno foi tão leigo e tolo em expor sua face diante de compilação do que seria tal coisa ao estudar as religiões existentes e nomear em suas obras O ESPIRITISMO SEGUNDO Allan Kardec, evidentemente um pseudônimo, pois seu verdadeiro nome era Hippolyte Leon Denizard Rivail.
Como acadêmico, ele sabia que suas obras não representavam a ciência e sim elucubrações espirituais, sendo assim, dotou-se do personagem druida, que segundo ele, teria sido seu outro eu em uma reencarnação e fez cinco obras magníficas se lidas dentro de um contexto religioso ou de ficção, ou num contesto esquizofrênico ao imaginar tais coisas, porque foi enganado pelas irmãs Fox, e a maioria dos que se dizem espíritas não sabem disso, e quando descobrem, também não dão a mínima porque estão satisfeitos com o que recebem em placebo religioso; assim como tudo na vida, já dizia o meu sagrado Pavlov, tudo é estimulo e recompensa. Para sua sorte, sua morte se dá antes de revelar que foi enganado, e caso tivesse escrito com o nome de acadêmico, este estaria hoje no lixo da história porque a ciência oficial tem que se expor a testes, critica e verdade cientifica.
Escritores brasileiros, famosos do século XIX por serem eruditos e cativar um publico seleto, muitas vezes em tiras de jornais utilizavam se de pseudônimos, podemos citar dentre tantos famosos o poeta Olavo Bilac, o romancista Aluísio Azevedo, o dramaturgo Coelho Neto e o jornalista Pardal Malle.
Mas porque ainda hoje as pessoas gostam de se ocultar-se num personagem fake? Sendo que muitos deles são apenas para viver vidas secretas na internet, o universo segundo o qual será o real com nano tecnologia? Em jogos on line tu realmente pode ser quem deseja, e se for muito rico ainda pode ter vários avatares. Em um documentário recente que assisti, um garoto passou 3 dias direto sem comer nem beber e morreu por desconhecer as necessidades reais de seu corpo físico enquanto sua mente vivia a vida feliz e poderosa de seu personagem durante um jogo on line.
Para as pessoas que se entregam a maravilha desse mundo virtual, em muitos casos se perde literalmente a noção do tempo, horas numa cadeira não passam de segundos, pois o cérebro - segundo os neurologistas - recebe um bombardeio de substancias similares ao sexo, e como tal, a recompensa o estimula a continuar naquele mundo mágico em que você é super poderoso, inteligente e lindo; suas palavras tem impactos em sua legião de amigos, fãs, e até mesmo inimigos virtuais que o invejam por motivos que seu corpo real nem entende.
E ele pode ser seu vizinho ao lado, pois fake não tem cara, nem corpo, só identidade virtual. Não bastando ser fake, há pessoas que criam vários outros, e para cada um deles desenvolve uma personalidade específica. Em muitos casos estas competem cada vez mais com o mundo real, e a pessoa em que esse universo de mentes habita, não pode sequer imaginar os minutos para poder se conectar na net após chegar em casa vindo do trabalho, escola, ou mesmo numa Lan House.
Lá, a outra pessoa assume, ou outras, caso tu desempenhe vários personagens. E nesse quesito é que mora o perigo, porque sobra exemplo de doenças relacionadas à postura, alimentação péssima e obesidade, transtornos mentais, além de o mundo real tornar-se não mais a verdade, e sim aquele que faz sua mente se sentir em orgia virtual. Como escritor e terapeuta, não poderia exercer nenhuma das funções que faço se também não se criasse fakes mentais em cada conto ou tema que escrevo, a diferença é que após ter concluído o mesmo, ele não mais me incomoda, assemelha-se a um filme que se vê...
Já o ser humano que vive no mundo real dos fakes que criou, acaba por ser mais virtual que real em todos os sentidos, sua vida física se extingue. Os amigos reais que conhecia agora só se encontram na net, e não bastando tais coisas para lhe prender, ainda sobra opções de diversão que no mundo real tu não pode por grana, pessoas que se identifique por sua linha de pensamento ou beleza física, ali há um mundo de gente para se conectar e encontrar para o que deseje, desde sexo virtual a explodir um carro bomba nos EUA.
E esse é o poder que faz de você, fake de várias personalidades uma pessoa que necessita de auxilio psicológico, porque estas entidades que dormem momentaneamente em tu, assim como aqueles que vemos em centros espíritas fumando e bebendo no corpo que se chama cavalo, mesmo que a pessoa tomada por esse estado alterado de consciência não beba nem fume, acaba sofrendo com o tempo dos hábitos nocivos daquela personagem espiritual que encarna.
Viver no mundo real não é a melhor das coisas, há contas a pagar, pessoas a quem devemos satisfação por uma série de motivos pavlovianos, e ainda resta o fato de que deves cuidar do corpo onde seus delírios mentais habitam. Não é errado ser fake, ou ter vários fakes, mas deixar que eles determinem a seu eu real o que tu deves fazer, obrigando o a ficar horas com dor nas costas, sem ir ao banheiro, comer ou ver o por do sol, desenvolvendo em muitos casos falta de vitamina D, só por não sair do quarto e ver o sol por algumas horas, ai sim... Procure ajuda ou atenda os pedidos de quem gosta da pessoa real, saia de vez em quando pra ver o mundo, se divertir, deixe aquele fake de carne osso ver o plano real, pois sem isso, em breve os virtuais podem não mais existir...
O Retrato de Dorian Gray (Dorian Gray) (2009) - Dublado http://www.youtube.com/watch?v =dg2kGh2FMSw
Horizonte Perdido 1973 - Filme Completo.
amo esse filme porque ele previu a net como nenhum outro foi possível, os fakes no caso eram os personagens que ele representava em carne e osso, e seu verdadeiro eu o quadro de alguém que ele não mais era...
‘O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente.‘ Dom Casmurro - Machado de Assis.
.
.
.
Durante uma tempestade, um avião cai em algum lugar do Himalaia. Em busca de ajuda, os sobreviventes acabam encontrando um mundo estranho e maravilhoso chamado Shangri-la, onde existe a eterna juventude e a felicidade plena.
.
.
Os Dois Mundos de Jennie Logan - Filme Completo
Mulher é magicamente transportada por 100 anos ao passado, e lá encontra o verdadeiro amor.
Esse também é magnífico e casa exatamente com o textoUma Mente Brilhante (Dublado) http://www.youtube.com/watch